O Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC foi inaugurado na cidade de Florianópolis em 1952, na casa onde nasceu o artista Victor Meirelles. O sobrado, tombado como patrimônio histórico nacional em 1950, foi construído por volta do final do século XVIII e início do XIX e abrigou o comércio da família Meirelles de Lima. O Museu possui duas coleções em seu acervo. A coleção Victor Meirelles é formada por obras de autoria do artista, de seus professores e alunos, a partir da cessão do Museu Nacional de Belas Artes na época da criação do Museu, bem como de aquisições e doações de instituições e particulares. A Coleção XX e XXI, por sua vez, é composta por trabalhos de artistas modernos e contemporâneos oriundos de doações realizadas ao Museu ao longo dos anos.
Exposições
Victor Meirelles – Construção: exposição de longa duração com obras do acervo do Museu. A curadoria foi desenvolvida em 2005 e explora a noção de construção do conceito de brasilidade e do desenho na formação do artista. A exposição possui dois módulos especiais:
Diálogos com o Desterro: a cada quatro meses, o Museu propõe um embate entre a pintura de Victor Meirelles, Vista do Desterro, atual Florianópolis, 1851, e a produção de um outro artista convidado, tendo como eixo de discussão as abordagens da paisagem urbana na arte contemporânea e em diferentes contextos históricos.
Obras em Perspectiva: a proposta envolve o desenvolvimento de ensaios e textos críticos por pesquisadores convidados, abordando uma das obras que integram a exposição.
Exposições temporárias: as exposições temporárias oferecem um espaço de reflexão e visibilidade para a produção das artes visuais. O cronograma anual inclui quatro exposições selecionadas através de de Edital Público e duas curadorias com artistas convidados, apresentando momentos representativos da produção artística.
Fonte: folder do museu.
Para visitar este museu online clique aqui:
0 comentários:
Postar um comentário
Política para Comentários:
1 - Todos os comentários serão moderados;
2 - Os comentários tem de ser relevantes ao tema;
3 - Não deixe links no corpo do comentário;
4 - Escreva de forma consistente e clara;
5 - Em caso de dúvidas utilize o Formulário de Contato;
6 - Não será permitido spam e/ou outras divulgações impertinentes;
7 - Não serão toleradas palavras de baixo escalão nem ofensas;