quinta-feira, 31 de março de 2011

Novos Autores no Blog

     O Blog da Escola Marivaldo agora tem mais três novos autores. Para aqueles que ainda não estão familiarizados com o ambiente do Blogger recomendo bastante este artigo criado pela equipe do Blogger, lá você vai encontrar vários artigos muito interessantes que vão lhe ajudar a dar os primeiros passos.

blogger

    Para acessar a página clique aqui!

Decoração da Sala dos Professores

    Nesta semana a Professora Aureni deu um novo visual a sala dos professores da escola. Esqueci de tirar as fotos do antes, fui pega de surpresa.

IMG0118AIMG0119AIMG0120AIMG0121AIMG0122AIMG0123AIMG0125AIMG0126A

terça-feira, 29 de março de 2011

Museu da República

museu7  Situado num bairro de forte tradição política, comercial e cultural – área de ligação entre a zona sul e o centro da cidade -, o Museu da República ocupa o antigo Palácio do Catete, que durante 63 anos foi o coração do Poder Executivo no Brasil.
  O Museu da República foi inaugurado em 15 de Novembro de 1960, após a transferência da capital para Brasília. Estrutura-se em três funções básicas: a preservação, a investigação e a comunicação dos testemunhos materiais e não-materiais vinculados à história da república no Brasil.
  O Museu participa de seu tempo democratizando o acesso aos bens culturais preservados e também estimulando novas produções e criações culturais. Centro de pesquisa, documentação e dinamização cultural, o Museu da República está comprometido com o seu tempo. É um museu em movimento que se faz e se refaz permanentemente. É o espaço de cidadania.
  Na visita virtual, você poderá visitar tanto o Museu da República como os seus jardins.

Fonte: Conhecendo o Museu da República – Guia do Museu. Rio de Janeiro: 52 – Gráfica e Editora Ltda.

Para visitar este museu online clique aqui: http://www.eravirtual.org/mrepublica_01_br/

terça-feira, 22 de março de 2011

Museu Victor Meirelles

museu6  O Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC foi inaugurado na cidade de Florianópolis em 1952, na casa onde nasceu o artista Victor Meirelles. O sobrado, tombado como patrimônio histórico nacional em 1950, foi construído por volta do final do século XVIII e início do XIX e abrigou o comércio da família Meirelles de Lima. O Museu possui duas coleções em seu acervo. A coleção Victor Meirelles é formada por obras de autoria do artista, de seus professores e alunos, a partir da cessão do Museu Nacional de Belas Artes na época da criação do Museu, bem como de aquisições e doações de instituições e particulares. A Coleção XX e XXI, por sua vez, é composta por trabalhos de artistas modernos e contemporâneos oriundos de doações realizadas ao Museu ao longo dos anos.

Exposições


Victor Meirelles – Construção: exposição de longa duração com obras do acervo do Museu. A curadoria foi desenvolvida em 2005 e explora a noção de construção do conceito de brasilidade e do desenho na formação do artista. A exposição possui dois módulos especiais:

Diálogos com o Desterro: a cada quatro meses, o Museu propõe um embate entre a pintura de Victor Meirelles, Vista do Desterro, atual Florianópolis, 1851, e a produção de um outro artista convidado, tendo como eixo de discussão as abordagens da paisagem urbana na arte contemporânea e em diferentes contextos históricos.

Obras em Perspectiva: a proposta envolve o desenvolvimento de ensaios e textos críticos por pesquisadores convidados, abordando uma das obras que integram a exposição.

Exposições temporárias: as exposições temporárias oferecem um espaço de reflexão e visibilidade para a produção das artes visuais. O cronograma anual inclui quatro exposições selecionadas através de de Edital Público e duas curadorias com artistas convidados, apresentando momentos representativos da produção artística.

Fonte: folder do museu.

Para visitar este museu online clique aqui:

http://www.eravirtual.org/mvm_br1/

sábado, 19 de março de 2011

Oficina de Informática

      A Oficina de Informática do projeto Mais Educação acaba de ganhar um site. Clique aqui e confira: https://sites.google.com/site/arquivosdeinformatica/

site da oficina

terça-feira, 15 de março de 2011

Museu Nacional do Mar

museu5     O Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, localizado em São Francisco do Sul – Santa Catarina, foi criado em 1991 com o objetivo de valorizar a riqueza e diversidade do patrimônio naval brasileiro.
  O Brasil é o país que possui a maior variedade de barcos tradicionais do mundo. Seus 9.198 mil quilômetros de litoral e a intrincada rede de rios navegáveis, combinados com a diversidade e o sincretismo cultural, possibilitaram o surgimento de modelos singulares de embarcações, adaptadas às condições climáticas regionais, aos diversos tipos de pesca e outras atividades. Com o intuito de valorizar e difundir a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar, o museu reúne exemplares de embarcações originais de todo o país.
  Implantado no centro histórico de São Francisco do Sul, patrimônio nacional brasileiro tombado pelo IPHAN, o Museu foi montado nos antigos galpões da empresa de navegação Hoepcke que foram restaurados e adaptados para receber o acervo.

  O Museu Nacional do Mar abriga auditório, loja de artesanato (que é um ponto de cultura do Ministério da Cultura), cafeteria, restaurante, estaleiro e a biblioteca “Kelvin Duarte” especializada na temática naval, com mais de 2,5 mil livros, entre eles muitas obras raras.

Fonte: folder do museu.

Para visitar este museu online clique aqui: http://www.eravirtual.org/mar_br_1/

terça-feira, 8 de março de 2011

História em sala de aula

     Na semana passada falamos aqui sobre as estratégias de ensino para a língua inglesa. Esta semana é a vez das estratégias de ensino para as aulas de história. No artigo há um pequeno texto e logo abaixo tem vários links bem interessantes que podem vir a ser trabalhados em sala de aula. 
   Para acessar o artigo basta clicar no link:  História em sala de aula.

Casa Fiat de Cultura

museu4  Exposição "Olhar Viajante"
  A produção artística do século XIX no Brasil suscita especial interesse na medida em que acompanha e se associa ao processo de constituição da nação brasileira, contribuindo de modo decisivo para a definição de uma imagem do país perante as demais nações do mundo. O passo inicial desse processo foi a abertura do país aos estrangeiros, que permitiu a entrada de inúmeros artistas viajantes e naturalistas.
  Com olhar atento e investigador, impregnado pelo espírito aventureiro e a mentalidade romântica peculiar à época, esses viajantes geraram um imenso legado de imagens sobre o Brasil, hoje conhecido por “brasiliana”, contribuição inestimável para o estudo e conhecimento da história, da cultura e da arte nacional no século XIX.
  Olhar viajante propõe uma reflexão sobre a contribuição estrangeira à arte brasileira do século XIX por meio de uma seleção de 182 obras da Coleção Brasiliana, recentemente doadas pela Fundação Estudar à Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra compõe uma visão do Brasil a partir de três segmentos: Rio de Janeiro e a Corte; Registros de Viajantes e Paisagens do Brasil.


Carlos Martins e Valéria Piccoli
Curadores
Pinacoteca do Estado


  A exposição “Olhar Viajante” da Coleção Brasiliana, Fundação Estudar da Pinacoteca do Estado de São Paulo esteve em cartaz na Casa FIAT de Cultura em novembro de 2008.
  Confira no site da Casa FIAT as exposições em cartaz:

www.casafiatdecultura.com.br/emcartaz/olhar/introducao.html#

Para visitar a Casa Fiat de Cultura clique aqui: http://www.eravirtual.org/cfc/

terça-feira, 1 de março de 2011

Estratégias de Ensino - Inglês

      O site Brasil Escola criou uma seção "Educador" onde colocou vários artigos sobre estratégias de ensino  para diversas matérias. Vamos disponibilizar aqui no blog a cada semana o link para as estratégias de cada matéria relevante.
     O link de hoje é para as estratégias de ensino na Língua Inglesa, o artigo trás um pequeno texto acompanhado de vários outros links de assuntos que podem ser trabalhados em sala de aula. Boa leitura! :)
      Para acessar o artigo, basta clicar neste link:  Estratégias de Ensino - Inglês.

Museu da Casa de Cora Coralina

museu3   O discurso poético de Cora Coralina perpassa uma história de vida que está preservada no Museu Casa de Cora Coralina – sua casa secular de família, às margens do Rio Vermelho, na cidade de Goiás. A Casa Velha da Ponte mantém acessível sua memória, pois os interiores dessa casa ancestral vêm recebendo pessoas que entram e saem, buscando conhecer Cora Coralina.


O MUSEU
  A Associação Casa de Cora Coralina, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo imediato de lutar pela preservação da vida e da obra de Cora Coralina. O museu foi inaugurado em 1989 e nos estatutos aprovados constam como finalidades: “projetar, executar, colaborar e incentivar atividades culturais, artísticas, educacionais e filantrópicas visando, sobretudo, à valorização da identidade sociocultural do povo goiano, bem como preservar a memória e divulgar a obra de Cora Coralina”.


O ACERVO
  A constituição do acervo da Casa de Cora Coralina é um projeto de organização e acumulação de vários dos tempos da vida da poeta, formando um arquivo geral de objetos, imagens e discursos preservados para evocar Cora e promover sua imortalização. No museu há diversos tipos de materiais, todos organizados, e de fácil acesso aos turistas, com o intuito de preservar a memória da poetisa em simbiose com a comunidade de Goiás. Há desde peças de roupas, até fotos, utensílios domésticos, livros, móveis e cartas, no interior da casa; além do jardim nos fundos, e da bica de água potável.


Fonte: site oficial do museu,
http://www.casadecoracoralina.com.br/museu.html

Para visitar o museu online clique aqui: http://www.eravirtual.org/cora_br/

 
Free Web Hosting