No Brasil, toda escola pública de educação básica tem uma nota de 0 a 10. Ela é chamada de Ideb, sigla de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse indicador foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino nos municípios, nos estados e nas escolas do Brasil. A cada dois anos, o MEC divulga uma nova leva de notas.
• Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou superior a 6. Infelizmente, a maioria das escolas brasileiras ainda está longe dessa nota.
• O resultado mais recente aponta a média de 4,2 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 3,8 para as últimas séries do Ensino Fundamental.
• A meta é que em 2022 a média do Brasil seja igual ou superior a 6.
• O Ideb revela se os alunos de escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.
• O Ideb indica a qualidade do ensino do seu estado, do seu município e da escola do seu filho.
• O Ideb aponta quais escolas precisam de investimentos e cobra resultados.
• O Ideb estabelece metas para 46 mil escolas públicas do país, estipuladas de acordo com o patamar individual.
• O Ideb revela iniciativas de sucesso em ensino para os responsáveis pelas escolas deficitárias.
• O Ideb ajuda prefeitos e governadores a radiografar as escolas problemáticas e promissoras de sua rede.
• Quem tem filhos em escola particular também precisa saber o que é Ideb. Educação pública de qualidade é responsabilidade de todos!
O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores.
A coleta e compilação dos dados demora cerca de um ano. Quando o IDEB foi criado, foram utilizados os dados de 2005, divulgados em 2006. Em 2008, saíram os resultados de 2007. Em 2010, foram divulgados os resultados de 2009.
Agora que todos já sabem o que é e para que serve o Ideb, tá na hora de consultar a nota da escola do seu filho. Para isso basta clicar neste link, selecionar o estado, depois o município e em seguida selecionar a escola dentre a lista que aparece no lado direito da tela. A média do município foi 3,1.