domingo, 27 de fevereiro de 2011

Comentários

                                                

    A partir de hoje o blog conta com um novo formulário para comentários da IntenseDebate. Um aplicativo gratuito e muito fácil de ser instalado no blog/site, para quem quiser conhecer um pouco mais sobre ele ou deseja instalar o link é este aqui: http://intensedebate.com/.

    Esse novo formulário tem mais opções do que o formulário padrão do blogger.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Chamada para o Clube do Leitor

livro_didatico
    Atenção alunos, o Clube do Leitor esta procurando leitores que tenham vontade de ler e queiram se associar ao nosso clube.
Quer participar? Então entre em contato com as professoras Neide ou Joelma.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Museu do Oratório

museu2  Inaugurado em Ouro Preto, em outubro de 1998, o Museu do Oratório apresenta uma magnífica coleção – única em todo o mundo – de 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. As peças do acervo foram doadas ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pela colecionadora Angela Gutierrez e são genuinamente brasileiras, principalmente de Minas Gerais. Caracterizando-se pela diversidade de tipos, de tamanhos e de materiais, o acervo oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos, permitindo uma verdadeira viagem antropológica pela história do Brasil.

   Visitado anualmente por mais de 50 mil pessoas, o Museu do Oratório está instalado em um casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho (1738-1814) – o mais importante escultor barroco do Brasil em todos os tempos. Situado no adro da Igreja do Carmo, o prédio setecentista foi especialmente recuperado e equipado com modernos recursos tecnológicos para receber a coleção. O projeto museográfico é do francês Pierre Catel, que idealizou um cenário expressivo e acolhedor. Aliada a uma manutenção impecável, a atmosfera, com fundo de música barroca, encanta o visitante e valoriza ainda mais a coleção.

  O Museu do Oratório, bem como o Museu de Arte e Ofício em Belo Horizonte estão vinculados ao Instituto Cultural Flávio Gutierrez - ICFG, fundado e presidido por Angela Gutierrez.

O ICFG tem por objetivo a preservação, difusão e valorização do patrimônio cultural brasileiro, atua especialmente no desenvolvimento de projetos museológicos e museográficos e coordena projetos editoriais focados na área de patrimônio e desenvolve projetos educacionais e culturais.

Fonte: site oficial do museu - www.oratorio.com.br

Para visitar o museu online clique aqui:

http://www.eravirtual.org/mo_br/

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Museu de Artes e Ofícios

    museu1O Museu de Artes e Ofícios – MAO é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.
   O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É, assim, um espaço coerente com a natureza da coleção , bem próximo do trabalhador. As mais de duas mil peças foram doadas ao patrimônio público pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade.

ACERVO
  A coleção que deu origem ao Museu. Com peças originais dos séculos XVIII ao XX, foi iniciada há cerca de cinquenta anos. Nela estão representados os mais variados ofícios do homem brasileiro. São ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos que, individualmente ou em conjunto, conduzem cada visitante a uma identificação com o universo de trabalho ali referenciado. A observação do acervo também revela que, mesmo quando desenvolve uma peça voltada para suprir uma necessidade de trabalho, o homem usa sua capacidade criativa e se expressa com arte e sensibilidade.

Para Visitar o museu online clique aqui: http://www.eravirtual.org/mao_br_1/

É Dever do Aluno:

   Este post não é só para os alunos novatos mas, também para os antigos (para visualizar melhor a imagem clique sobre ela):

quadro negro1

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Vá ao museu, sem sair de casa

Realidade virtual abre portas de 12 museus brasileiros, que já podem receber público de todas as partes, pela internet. Programa reproduz com realismo e muita informação, o olhar de um visitante de verdade

      Doze museus brasileiros de quatro estados diferentes poderão, agora, ser visitados pela internet de forma gratuita e em condições de alta performance tecnológica. É o que permite o projeto ERA Virtual – Museus, que irá reproduzir as exposições dos museus tal qual elas foram montadas. Além de ampliar o acesso à cultura, a iniciativa abrange aspectos educativos, sociais e turísticos.

      Visitações virtuais já são comuns nos principais museus do mundo como o Louvre, ou o Museu Egípcio, no Cairo. Porém, a maior parte deles não permite uma navegabilidade contínua, além de apresentar um sistema pesado, que demora muito para carregar. E, ora ressaltam apenas o espaço expositivo sem identificar peças, ora somente as peças sem contextualiza-lãs no projeto expo gráfico. Já o projeto ERA Virtual é muito mais completo. Explorando em profundidade o espaço da exposição, possibilita que o internauta “caminhe” pelo museu, olhe ao seu redor, identifique os detalhes dos edifícios que por si só contam uma história; além de identificar cada peça exposta, possibilitando ao visitante virtual desvendar e analisar cuidadosamente detalhes não percebidos anteriormente. Tudo isso podendo ser acompanhado da narração de um guia.

      Muito mais intuitivo e de fácil utilização o projeto ainda será veiculado em inglês, espanhol e francês, democratizando o acesso à cultura brasileira. Criado pela empresa Empório de Relacionamentos Artísticos, o ERA Virtual foi desenvolvido a partir do modo de olhar de um visitante real e, incondicionalmente, atrai crianças, jovens e adultos.

     A Escola Marivaldo apoia esta ideia e por isto a partir desta semana vamos falar um pouco de cada museu disponível para visita online, incentivando assim os alunos a visitarem os museus. 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia a Dia do Seu Filho

      Hoje o post é uma recomendação aos pais. O que deve ser verificado em relação a educação do seu filho:

* Cultive o hábito da leitura em sua casa.

* Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente.

* Acompanhe a frequência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares.

* Visite a escola de seus filhos sempre que puder.

* Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída.

* Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola.

* Observe a qualidade da merenda escolar.

* Converse com outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola.

* Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho.

* Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar.

* Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário.

* Acompanhe as lições de casa.

* Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião.

* Participe do Conselho Escolar.


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pergunte ao Professor!

    O site Educar para Crescer preparou um artigo que fala sobre a participação dos pais nas escolas para ajudar no desenvolvimento escolar. Neste artigo a revista também cirou  uma lista com as 10 perguntas que você mãe e pai devem fazer aos professores de seus filhos. Para ler o artigo e acessar as perguntas basta clicar neste link:   Perguntas aos professores - Educar para Crescer .

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bom Aluno

   O banner foi retirado site Educar para Crescer e faz parte de uma campanha par envolver professores, alunos e pais na melhoria da qualidade de ensino no Brasil.

   Para visualiza melhor, clique sobre a imagem.

cartaz_07

Sejam Bem-vindos!

    blackboard

   É com muita alegria e satisfação que a direção e os professores da Escola Marivaldo dão as boas vindas aos novos e veteranos alunos.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Cadernos Didáticos

     No site do Portal do Professor a uma seção bem interessante para os professores, nela são disponibilizados cadernos didáticos de diversas matérias prontos para utilização de forma gratuita. Essa é uma ótima dica que vai auxiliar no seu planejamento de aulas.
     Basta escolher qual você deseja e clicar sobre o nome e pronto, uma nova janela se abrirá pedindo para confirmar o download. Para acessar a página basta clicar neste link:  Cadernos Didáticos - Portal do Professor.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Portal Domínio Público

  

   O ano letivo esta prestes a começar e o blog no seu papel informativo, vai dar algumas dicas de sites interessantes para a consulta dos professores. E o primeiro site indicado pelo o blog é o  Portal do Domínio Público.
      O "Portal Domínio Público" foi lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), ele propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
     Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.
     Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.
     Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.
     Para acessar o portal basta clicar no link:  Domínio Público.

Sejam Bem-Vindos

   professor                  O Blog da Escola Marivaldo Burégio dá as boas vindas aos professores novatos e aos que já são “de casa”.

    Esperamos compartilhar boas experiências este ano e desejamos um ótimo trabalho à todos que compõem a família Marivaldo.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Qual a nota da escola do seu filho?

ideb   

    No Brasil, toda escola pública de educação básica tem uma nota de 0 a 10. Ela é chamada de Ideb, sigla de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse indicador foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino nos municípios, nos estados e nas escolas do Brasil. A cada dois anos, o MEC divulga uma nova leva de notas.

• Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou superior a 6. Infelizmente, a maioria das escolas brasileiras ainda está longe dessa nota.

• O resultado mais recente aponta a média de 4,2 para as séries iniciais do Ensino Fundamental e 3,8 para as últimas séries do Ensino Fundamental.

• A meta é que em 2022 a média do Brasil seja igual ou superior a 6.

• O Ideb revela se os alunos de escola pública estão aprendendo o que precisam na idade certa.

• O Ideb indica a qualidade do ensino do seu estado, do seu município e da escola do seu filho.

• O Ideb aponta quais escolas precisam de investimentos e cobra resultados.

• O Ideb estabelece metas para 46 mil escolas públicas do país, estipuladas de acordo com o patamar individual.

• O Ideb revela iniciativas de sucesso em ensino para os responsáveis pelas escolas deficitárias.

• O Ideb ajuda prefeitos e governadores a radiografar as escolas problemáticas e promissoras de sua rede.

• Quem tem filhos em escola particular também precisa saber o que é Ideb. Educação pública de qualidade é responsabilidade de todos!

O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores.

   A coleta e compilação dos dados demora cerca de um ano. Quando o IDEB foi criado, foram utilizados os dados de 2005, divulgados em 2006. Em 2008, saíram os resultados de 2007. Em 2010, foram divulgados os resultados de 2009.

   Agora que todos já sabem o que é e para que serve o Ideb, tá na hora de consultar a nota da escola do seu filho. Para isso basta clicar neste link, selecionar o estado, depois o município e em seguida selecionar a escola dentre a lista que aparece no lado direito da tela. A média do município foi 3,1.

 
Free Web Hosting